Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico consiste em criar o futuro da empresa e traçar o caminho para alcança-lo.

Porém para isso é fundamental entender seu presente e todas as variáveis dos ambientes interno e externo pois somente assim será possível ter a certeza que esse futuro é ao mesmo tempo desafiador e alcançável.

Conhecer o tamanho do mercado de atuação e suas características específicas, cada região, assim como todos os players, concorrentes, com detalhes de sua estrutura e portfolio é o ponto de partida para entender o meio em que a empresa está inserida e como poderá se diferenciar através de seu posicionamento competitivo.

Avaliar o ambiente externo é fundamental, ao entender quais os caminhos prováveis da economia, entraves e oportunidades que podem surgir, a empresa estará preparada para atuar de forma consciente e diferenciada quando comparada com outras que não reservaram tempo e investimento para essa avaliação.

As potencialidades e fragilidades da empresa irão por fim responder o quanto está preparada para absorver oportunidades e enfrentar as ameaças existentes.

O Planejamento envolve a Missão, Visão e Valores corporativos que servirão como guia para as diretrizes estratégicas, ou seja, os parâmetros que definirão os movimentos estratégicos.

Todas as áreas da empresa serão envolvidas no processo do Planejamento Estratégico, mas esse é de responsabilidade da alta direção e será a base para que os departamentos desenvolverem os planos operacionais.

Os Planos Operacionais são constituídos de ações táticas que devem acontecer de forma coordenada, garantindo assim que os processos evoluam no ritmo adequado, para que a empresa consiga absorver as oportunidades conforme o plano inicial.

Para desenvolver o Planejamento Estratégico não existem grandes segredos, o desafio está em seguir o processo e possuir um profundo conhecimento do ambiente onde a empresa está inserida para que distorções na percepção não levem os resultados para direções erradas.

Voltar